quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Projeto Sacolinha Literária

Desde o início do ano letivo, as crianças do 3° ano/1° ciclo da EMIP possuem um grande incentivo à leitura: a Sacolinha Literária. Semanalmente, durante a visita à biblioteca, cada aluno pode escolher um livro de Literatura Infantil para levar para casa e ler com a família. São feitos diversos registros, tendo o livro com suporte.


SACOLINHA LITERÁRIA
APRESENTAÇÃO
Projeto de incentivo à leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola com  livros de histórias infantis e um caderno de registro. Os livros deverão ser devolvidos no prazo combinado entre os alunos e a professora, para que outro aluno possa  também participar da atividade.
JUSTIFICATIVA
Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, pois não basta identificar as palavras, é necessário fazê-las ter sentido, compreender e  interpretar.
As histórias existem há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros  significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro, bem como se expressar. A criança gosta de histórias com  príncipes, princesas, animais falantes, bruxas; pois tudo isso faz parte do seu mundo imaginário, de sua fantasia e  partindo dessa realidade, observa-se que é o momento oportuno para inseri-la no contato com os livros.
PÚBLICO-ALVO
3° ano do  1° ciclo do Ensino Fundamental.
OBJETIVOS
-        Despertar nas crianças o prazer pela leitura;
-        Favorecer o desenvolvimento da capacidade de transmitir informações;
-        Proporcionar situações de leitura compartilhada pela família e aproximar os alunos do universo escrito, através  dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los e reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
ORIENTAÇÕES PARA O CADERNO DE REGISTRO
Após a leitura compartilhada em família, fazer um registro no caderno. Esse registro poderá ser feito pela criança, através de desenhos ou escrita, contando o resumo da história e sobre o que aprendeu com o livro. A família também pode fazer um registro sobre essa experiência.
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano.





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